Skip to main content


Prof. Thiago Bernardino de Carvalho
 

 

O mercado agrícola registra em 2018 cenário oposto do ano passado, com os preços dos grãos, milho e soja, em patamares altos. Esse movimento eleva os custos pecuários (corte, leite, suínos e aves) que por outro lado busca elevar as receitas com aumento de produtividade e com altas de preços.

Esse movimento é visto no mercado de pecuária leiteira, que apesar de enfrentar altas sucessivas nos custos de produção ao longo deste ano, vem registrando elevadas receitas do produtor, principalmente nos meses de maio a julho com forte elevação. Com isso, os números do produtor registram melhora, deixando em muitos casos margens positivas e, consequentemente, melhorando o poder de compra junto aos insumos e a viabilidade da atividade leiteira

Esse movimento traz um alento ao setor produtivo depois de seguidas baixas ao longo do segundo semestre de 2017 e principalmente, na recuperação de investimentos feitos ao longo dos dois últimos anos. Esse ponto, se torna importante na análise para 2018 também.

Investimentos em melhora na produtividade, como genética, sanidade, pastagem e principalmente nutrição, como mencionado no poder de compra do pecuarista, são fundamentais para uma melhora na eficiência produtiva, mas que devem ter uma boa gestão por trás, principalmente na gestão de informações, comercialização e custos.

As melhoras dos preços elevam investimentos que fazem com que haja uma oferta maior da produção nos curto e médio prazos fazendo com que pecuaristas menos preparados amarguem prejuízos e margens pequenas que não pagam o investimento. A profissionalização se torna fundamental num mercado altamente vinculado a oscilações de insumos e dependente da necessidade de se fazer margem com aumento de produtividade e de seus investimentos em fatores de produção.

Apesar da necessidade de fazer receita com elevação de preços, investimentos na melhoria da atividade não podem ser considerados vilões da empresa pecuária. A melhora continua da produtiva de faz com que a fazenda produtora de leite permaneça na atividade no longo prazo.