
Clarion Saúde Animal apresenta uma evolução no tratamento contra Tristeza Parasitária Bovina
Humberto Moura
AvivA Max é único tratamento de longa ação para Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose e/ou Anaplasmose) associado a antitérmico, analgésico e anti-inflamatório em dose única. Uma nova tecnologia de formulação que favorece o efeito de longa ação para o tratamento certeiro com rápida recuperação do animal, fácil aplicação e manejo, assegurando a vida do animal elevando a produtividade.
As doenças Babesiose e Anaplasmose apresentam um complexo de sintomas muito parecidos quando acometem os bovinos, sendo que no Brasil, é comumente chamado de Tristeza Parasitária Bovina (TPB). A Babesiose é causada por protozoários do gênero Babesia (Babesia bovis e Babesia bigemina) e a Anaplasmose por uma rickettsia do gênero Anaplasma (Anaplasma marginale).
Para o pecuarista e veterinário, no campo, o diagnóstico entre as duas doenças não é de fácil diferenciação devido aos sintomas semelhantes, mesmo sabendo que elas irão parasitar a mesma célula no sangue dos animais (hemácias), temos que considerar que Babesiose e Anaplasmose são doenças distintas, podendo estar juntas ou não, pois uma não depende da outra, e para uma alta performance nos tratamentos, estes devem ser com drogas específicas para cada doença.
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) promove grandes prejuízos econômicos na pecuária bovina brasileira, com altos índices de mortalidade e morbidade, queda na produção de carne e/ou leite, abortos e menor fertilidade nos animais afetados e altos custos com tratamentos e manejos especiais.
A Babesiose é transmitida aos bovinos pelo carrapato. Já a Anaplasmose, além da transmissão pelo carrapato, também pode ocorrer através da picada de insetos hematófagos (mosca-dos-chifres) e de forma mecânica com sangue contaminado. Sendo o carrapato o principal agente transmissor das duas doenças, sua presença na propriedade, pode determinar o aparecimento ou não da doença.
Os sintomas ocorrem quando há o desenvolvimento e multiplicação das babesias e anaplasmas nas células sanguíneas (hemácias). Isso pode se dar pela raça e origem do animal, aumento da infestação de carrapatos, fatores de estresse que podem interferir na imunidade (mochação, vacinas, viagens, chuvas, friagem) e cuidados inadequados ao manejo do nascimento. Os sinais clínicos são febre, anemia, icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas), hemoglobinúria (urina avermelhada ou marrom), parada ou redução da ruminação, sintomatologia nervosa (morte súbita), anorexia e prostração, podendo ou não evoluir para o aparecimento de infecções secundárias como diarreias, pneumonias e poliartrites.
Com a identificação dos sintomas, o tratamento requer drogas específicas, Babesiose com Diminazeno e Anaplasmose com Oxitetraciclina, e para determinação do agente deve-se procurar o Médico Veterinário para realização do exame de esfregaço sanguíneo, o que as vezes para o produtor leva-se um maior tempo podendo na maioria da vezes evoluir a doença nos animais, pois os sintomas são muito semelhantes. Com os produtos convencionais do mercado deve-se aplicar dois produtos diferentes a base dos ativos citados acima, o que na maioria das vezes deve-se repetir a dose, e associar também um antitérmico para promover a melhora do quadro geral no animal, ou seja, um manejo trabalhoso com muita mão-de-obra e riscos de insucesso.
Por isso, contar com um tratamento de alta performance com resultado rápido e certeiro, amplo e em dose única é fundamental para a manutenção da vida e produtividade do rebanho contra a TPB. Assim, o Clarion Saúde Animal apresenta uma grande ferramenta moderna e exclusiva para o tratamento da Tristeza Parasitária Bovina, independente do agente causador (Babesia e/ou Anaplasma), associando antitérmico, analgésico e anti-inflamatório em dose única; o produtoAvivA Max.
Latest news

December 2021

A pecuária brasileira apresenta maior produtividade de sua história e vira a chave da atividade
December 2021

As relações positivas no mercado lácteo a favor do produtor
November 2021